Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje225
mod_vvisit_counterOntem321
mod_vvisit_counterEsta Semana546
mod_vvisit_counterÚltima Semana1639
mod_vvisit_counterEste Mês2678
mod_vvisit_counterMês Passado8708
mod_vvisit_counterTodos776708

Data : 11-12-2017
ALUNOS PREMIADOS NO CONCURSO C214 - CONHECI UM CIENTISTA NA FÍSICA 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias / Nós e a Comunidade

O C214 Conheci um Cientista na Física 2014 decorre no âmbito da conferência Física 2014, e consiste num concurso de perguntas a serem elaboradas por alunos do ensino secundário, e a serem respondidas por um painel de oradores convidados da conferência.
As perguntas tinham de abordar um dos três grandes temas da conferência:
- O bosão de Higgs e a compreensão do espaço-tempo
- Supernovas e a estrutura do Universo
- O grafeno no futuro
Foram selecionadas as duas melhores perguntas em cada um dos três temas indicados. Os respetivos autores receberão um prémio que consiste na oferta da inscrição na Física 2014, viagem e estadia em Lisboa para assistir à conferência, onde deverão colocar diretamente as perguntas aos cientistas na respetiva sessão da conferência.
Das seis perguntas seleccionadas a nível nacional, duas são de alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, a saber:

TEMA: Supernovas e a estrutura do Universo
Nome: Manuel Ramos de Almeida

Pergunta: Sabemos que a expansão do nosso Universo, causada pelo Big Bang há cerca de 14 mil milhões de anos, está a acelerar ao contrário do expectável que seria a gravidade das galáxias reverter o processo e o universo contrair-se. Sabemos que a gravidade actua apenas na massa. Como é possível esta actuar no "limite do universo"? O limite do universo é uma barreira física sobre a qual as forças fundamentais podem ter efeito?

nEWS_20140814a01


TEMA: O grafeno no futuro
Nome: Bernardo Miguel Antunes Carapito
Pergunta: Será possível, no futuro, desenvolver pele de grafeno (construir um nano-exoesqueleto) no sentido de nos proteger em situações adversas, como radiação U.V, raios cósmicos, traumatismos, ou mesmo infecções?

As perguntas vencedoras e os respectivos autores serão divulgados nas Atas da Conferência e na revista Gazeta de Física, publicação da SPF.

Parabéns aos vencedores