Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje56
mod_vvisit_counterOntem202
mod_vvisit_counterEsta Semana258
mod_vvisit_counterÚltima Semana1519
mod_vvisit_counterEste Mês4626
mod_vvisit_counterMês Passado8220
mod_vvisit_counterTodos737787

Data : 21-08-2017
Projetos: Programa Pessoa
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Apresentação
Após análise dos resultados obtidos no Fitnessgram, o Grupo de Educação Física decidiu implementar e desenvolver o Programa PESSOA na nossa Escola.

O programa PESSOA visa a promoção de hábitos de vida saudável, através do exercício físico e da criação de bons hábitos alimentares, combatendo o sedentarismo e obesidade, contribuindo para uma tomada de consciência correcta e adequada as estas problemáticas.

A população-alvo do PESSOA são todos os alunos do 5º ao 12º ano, que foram avaliados relativamente à sua composição de massa corporal (IMC) e capacidade cardio-vascular, através da aplicação de baterias de testes certificadas. Os alunos com IMC fora da Zona Saudável foram convidados a ingressar no PESSOA e logo que seja possível, iremos abranger os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Batalha.

Principais objectivos do PESSOA

· Aumento da actividade física e reduzir os comportamentos sedentários dos jovens.

· Influenciar as opções alimentares dos alunos, especialmente quando estão fora de casa, tornando-os críticos, conscientes e autónomos nas suas escolhas alimentares. Quando estão em casa, são os Encarregados de Educação que têm essa possibilidade/responsabilidade.

Como resultado da interacção destes objectivos, não são de descurar os potenciais benefícios no desenvolvimento cognitivo dos jovens, uma vez que é reconhecida uma relação positiva, nomeadamente, entre a actividade física e o desempenho escolar.

Como Funciona o PESSOA

Quando os alunos se inscrevem, regista-se o peso, estatura e perímetro abdominal que se vai verificando periodicamente. Também é solicitado aos alunos que preencham uma registo alimentar durante uma semana que depois os professores de Educação Física fazem uma análise simplificada (apesar de não sermos especialistas, ajudamos os alunos a compreender onde podem melhorar a sua alimentação e fazer melhores opções alimentares).

Os alunos participam de forma voluntária em sessões de treino específicas e orientadas durante as horas do Desporto Escolar, da Actividade Interna e também quando há disponibilidade por parte do professor.

PS: um aluno que aderiu ao PESSOA, já perdeu 15kg!!!

Nutricionista

Como já referimos, não somos especialistas na área alimentar, e nesse sentido, com a colaboração do Clube de Saúde, procurámos estabelecer um protocolo com o Centro de Saúde de modo a termos a colaboração do seu nutricionista. Apesar de toda a vontade existente por parte do sub-delegado do Centro de Saúde e do Nutricionista, apenas em Junho será possível iniciar as consultas, estando agendadas oito para a próxima semana.

Palestra “Chá das oito”

A informação e sensibilização à comunidade é fundamental e nesse sentido, realizamos uma palestra em que além de darmos a conhecer o PESSOA e os seus objectivos, fizemos a caracterização da população estudantil da Batalha e explicámos a importância da Actividade Física e como deve ser realizada/organizada. O nutricionista, Jorge Ferreira, fez uma exposição acerca da importância da alimentação saudável e a sua análise da sociedade actual.

Bar das escolas

Também na procura dos nossos objectivos, analisámos os consumos efectuados nos Bares e sugerimos alterações em alguns preços de forma a estimular o consumo de produtos mais saudáveis, penalizando os restantes.

Verificámos também que os alunos consomem muito pouca fruta e demasiados bolos… Na escola da Batalha há mais de 1000 pessoas (alunos, funcionários e professores) e apenas eram consumidas menos de 2 maçãs por dia!!!

Numa tentativa de inverter essa situação e promover hábitos de vida saudável, desenvolvemos a campanha "Uma Maçã por dia dá uma vida sadia!". Durante as aulas de Educação Física os alunos foram informados dos objectivos da campanha e, o consumo passou de 2 maçãs por dia para cerca de 240 a 300 maçãs por dia!!

Inicialmente a implementação da campanha foi assegurado pelo financiamento da Escola, mas devido a limitações financeiras, apenas funcionava às terças e quintas-feiras, mas, graças ao apoio da Câmara Municipal da Batalha, desde o início do 3º período é disponibilizada fruta todos os dias da semana!!

Algumas questões que ficam…

Que relação deverá existir entre Encarregados de Educação e restante comunidade educativa no combate à obesidade?

A importância da Educação Física como factor determinante na criação de hábitos e estilo de vida saudáveis?

A actividade física e alimentação como prevenção da obesidade e excesso de peso.

Deverá a Educação Física ter mais tempo lectivo semanal para combater um dos maiores problemas de saúde infantil da sociedade actual?

Grupo de Educação Física