Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje54
mod_vvisit_counterOntem202
mod_vvisit_counterEsta Semana256
mod_vvisit_counterÚltima Semana1519
mod_vvisit_counterEste Mês4624
mod_vvisit_counterMês Passado8220
mod_vvisit_counterTodos737785

Data : 21-08-2017
O Agrupamento: Educação Especial
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Introdução

O
grupo disciplinar de Educação Especial da Escola Secundária da Batalha é composto por uma docente do grupo 910, especializada nos domínios cognitivo e motor.
 
Objectivo da Educação Especial
A Educação Especial visa promover a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional e a promoção da igualdade de oportunidades, de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente.

ace_181149187_1236265262
Princípios Orientadores
  • Justiça e solidariedade social;
  • Não discriminação e combate à exclusão social;
  • Igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo;
  • Confidencialidade da informação.
Grupo Alvo
O Decreto-Lei 3 de 7 de Janeiro de 2008 define os apoios especializados visando a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação, num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de carácter permanente e das quais resultam dificuldades continuadas e acentuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.

teacherandpupils
Processo de Referenciação

A referenciação é feita aos órgãos de gestão da escola da área de residência sempre que se suspeita da existência de necessidades educativas de carácter permanente.

Avaliação

Os Serviços de Apoio Especializados (Professora de Educação Especial e Psicólogo dos SPO) analisam a informação disponível, avaliam os alunos e decidem sobre a necessidade de uma avaliação especializada por referência à CIF-CJ. (Classificação Internacional de Funcionalidade – Crianças e Jovens).

- Caso se considere que o aluno não necessita de uma avaliação especializada e de respostas educativas no âmbito da educação especial: procede-se ao encaminhamento dos alunos para os apoios disponibilizados pela escola: Apoio Pedagógico Individualizado; Turmas de Percursos Curriculares Alternativos (Despacho normativo nº 1/2006)); outros, que se considerem necessários implementar.

- Outras respostas educativas:

  • Elaboração de Planos de Recuperação, de Acompanhamento e de Desenvolvimento (Despacho normativo nº50/2005).

- Caso se considere que o aluno necessita de uma avaliação especializada por referência à CIF – CJ e respostas educativas no âmbito da educação especial, procede-se à:

  • Elaboração do PEI (da responsabilidade de uma equipa pluridisciplinar) tendo por base os dados que constam do relatório técnico-pedagógico, resultantes da avaliação especializada e anteriormente realizada por referência à CIF-CJ.

 

A actual responsável pela Educação Especial na Escola Secundária da Batalha é a Profª Carmélia Almeida.

Pode ser contactada pelo telefone geral da Escola: 244769180

 

Actualizado em Quarta, 14 Julho 2010 10:31